Friday, February 29, 2008

A fraqueza do arminianismo

Uma situação estranha para um arminiano. Passei tanto tempo na faculdade batendo em Calvino e no calvinismo em discussões com colegas penteca-reformados; e agora que estou numa posição de instrução na sala de aula, repetidamente já em apenas três semanas me vi defendendo o Calvino com veemência. E percebi uma fraqueza na minha própria hostilidade anterior, e no desdém com o qual Calvino às vezes é tratado por nós.

A fraqueza do arminianismo é que ele nunca conseguiu se estabelecer como sistema soteriológico independente; ele sempre existe em oposição ao calvinismo. O crente comum tem, pelo menos no Brasil, uma posição naturalmente mais arminiana do que calvinista, mas pelo menos na Assembléia de Deus a noção do leigo quanto à salvação está mais ligada a Finney do que ao próprio Armínio. E quando ele começa a estudar teologia, sua posição não é tanto arminiana como ela é meramente anti-calvinista. O arminiano comum não sabe no que ele crê realmente, apenas sabe que não acredita em predestinação.

Está certo que um certo degrau de hostilidade (mesmo que amistosa) contra o calvinismo é natural, mesmo porque o arminianismo surgiu de um contexto calvinista, e é tratado como uma heresia pelos nossos irmãos reformados. Mas assim como nós protestantes conseguimos deixar de ser apenas detratores da Igreja Católica, e construir uma teologia bíblica em nossos próprios termos (ou pelo menos a maioria de nós), acho que já é hora do arminianismo parar de se estabelecer apenas como oposição ao calvinismo, e fortalecer-se como alternativa bíblica. O arminiano deve defender sua posição porque ela é a mais fiel às Escrituras, não simplesmente porque a idéia de predestinação incondicional não lhe apetece. O discurso arminiano precisa oferecer mais do que anti-calvinismo. Não somos mais apenas uma nota de rodapé na história da teologia reformada; agora precisamos provar isto com um discurso mais voltado à teologia bíblica, e menos voltado a disputas inter-denominacionais.

2 comments:

Oliveira said...

Caro colega

Eu prometi que não faria mais comentários naquela postagem do blog Tempora, então faço aqui, até porque é só para você mesmo.

Gostei das suas palavras e principalmente pelo fato de você ser um dos poucos (que eu conheço) que é arminiano demonstrando exatamente que sabe quem é, pelo que se vê claramente pelo título deste seu blog.

Um abraço.

Se quiser conhecer minhas reflexões, poderá lê-las em www.oliveira-reflexoes-reformadas.blogspot.com

Mas não fique escandalizado, são reflexões monergistas-calvinistas-reformadas.

Saudações cordiais.

Cleber said...

Mano,
gostei desse post.
Show!

Pr Cleber
http://confraria-pentecostal.blogspot.com/